segunda-feira, 22 de novembro de 2010

A mulher [solteira] na vida social do mundo e na vida da Igreja

Por São Josemaría Escrivá*

Um grande problema feminino é o das mulheres solteiras. Referimo-nos àquelas que, embora com vocação matrimonial, não chegam a casar-se. Como não o conseguem, perguntam-se: para que estamos nós no mundo? Que lhes responderia?

Para que estamos no mundo? Para amar a Deus com todo o nosso coração e com toda a nossa alma, e para estender esse amor a todas as criaturas. Ou será que isto parece pouco? Deus não deixa nenhuma alma abandonada a um destino cego; para todas tem um desígnio, a todas chama com uma vocação pessoalíssima, intransferível.

O matrimônio é caminho divino, é vocação. mas não é o único caminho, nem a única vocação. Os planos de Deus para cada mulher não estão necessariamente ligados ao matrimônio. Têm vocação e não chegar a casar-se? Em algum caso, talvez seja assim; ou, quem sabe, talvez tenha sido o egoísmo ou o amor próprio que impediu que esse chamado de Deus se cumprisse. Mas, outras vezes a maioria mesmo, isso pode ser um sinal de que o Senhor não lhes deu vocação matrimonial. Sim, gostam de crianças, sentem que seriam boas mães, que entregariam seu coração fielmente ao marido e aos filhos. Mas isso é normal em todas as mulheres, também naquelas que, por vocação divina, não se casam — podendo fazê-lo — para se ocuparem no serviço de Deus e das almas.

Não se casaram? Pois bem: que continuem, como até agora, amando a vontade de Deus, vivendo na intimidade desse Coração amabilíssimo de Jesus, que não abandona ninguém, que é sempre fiel, que vai olhando por nós ao longo desta vida, para se dar a nós desde agora e para sempre.

Além disso, a mulher pode cumprir a sua missão — como mulher, com todas as suas características femininas , incluindo as características afetivas da maternidade — em círculos diferentes da própria família; em outras famílias, na escola, em obras assistenciais, em mil lugares. A sociedade é, às vezes, muito dura — com grande injustiça — para com aquelas a quem chamam de solteirona. Mas há mulheres solteiras que difundem à sua volta alegria, paz, eficácia, que sabem entregar-se nobremente ao serviço dos outros e ser mães, em profundidade espiritual, com mais realidade do que muitas que são mães apenas fisiologicamente.

Fonte: "A mulher na vida social do mundo e na vida da Igreja", ponto 106

Um comentário:

  1. Ola, a paz de Jesus e o amor de Maria!

    Muito interessante o texto, me fez lembrar que nossas vocações vieram de Deus mesmo, e que os Seus sinais estão em nossa volta. Sinais estes que nos indicam para onde devemos ir, o que devemos fazer. Qual nossa missão hoje? É importante entrega-la nas mãos do Espírito Santo.

    O mais importante é fazer a vontade do Pai. Quando há a descoberta de uma vocação matrimônial, acredito que ela tenha o seu tempo para acontecer e, enquanto não chega esse tempo, não significa que devemos ficar ao léu, pelo contrário, temos uma missão a cada dia, costumo chamar de vocação diária, onde somos chamados a fazer algo por alguém ou algumas pessoas no hoje que vivemos.

    Um abraço!
    Deus abençoe nossas vocações!

    ResponderExcluir