quarta-feira, 30 de março de 2011

Como fazer uma boa confissão.

INTRODUÇÃO
A Confissão é o meio certo para eu receber o perdão de meus pecados. Foi Jesus quem deu aos padres o poder de perdoar os nossos pecados. Jesus falou: "A quem vocês perdoarem os pecados, os pecados serão perdoados. (Cf. João, 20, 19-23). Só a confissão bem feita é que perdoa os pecados. Para a confissão ser bem feita, eu preciso:
• Do EXAME para eu achar os meus pecados.
• Do ARREPENDIMENTO para eu ter mágoa de ter desobedecido a Deus (Lc. 18,13; Mt.26,75; Lc. 15,21)
• Do PROPÓSITO e da vontade séria de não querer pecar mais
• Da CONFISSÃO para eu contar os pecados ao padre
• Da SATISFAÇÃO para eu rezar ou fazer aquilo que o padre indicar
PECADO ESQUECIDO na confissão fica perdoado se eu fiz bem o Exame de Consciência. PECADO ESCONDIDO na confissão NÃO FICA PERDOADO e eu NÃO POSSO COMUNGAR: tenho de fazer outra Confissão. Está errado pôr comida limpa em prato sujo. Está errado receber Jesus na Comunhão num coração sujo de pecado grave. Primeiro a gente lava o prato e depois põe a comida. Primeiro eu tenho de lavar a minha alma com uma confissão bem feita, depois recebo a Jesus na Comunhão. (1 Cor. 11,23-29).


ANTES DO EXAME DE CONSCIÊNCIA
Oração: "Meu Senhor e meu Deus, dá-me LUZ para conhecer os meus pecados, e GRAÇA para deles me arrepender. Minha Mãe Imaculada, São José, meu pai e senhor, meu anjo da guarda, intercedei por mim. Amém."

EXAME DE CONSCIÊNCIA
(O melhor será, para fazer uma confissão ÍNTEGRA, anotar em um papel à parte, os pecados a serem confessados)

A CONFISSÃO DOS PECADOS
Depois do EXAME, rezo assim:
"Meu Deus, venho pedir perdão de meus pecados. Imploro vossa Misericórdia e vossa Graça para fazer, agora, UMA BOA CONFISSÃO. Amém".
Depois, vou ao sacerdote digo quanto tempo faz da última Confissão, ACUSO-ME com clareza dos pecados que consegui recordar-me no Exame de Consciência. Escuto as orientações e conselhos do sacerdote. Antes de receber a ABSOLVIÇÃO DOS PECADOS, rezo o ATO DE CONTRIÇÃO:
"SENHOR JESUS, FILHO DE DEUS, TENDE PIEDADE DE MIM QUE SOU PECADOR(A)!"

APÓS A CONFISSÃO
Volto para a Igreja, REZO A PENITÊNCIA que o sacerdote me indicou, e agradeço a Deus pelo perdão recebido. VOU MUDAR DE VIDA:
• Rezar todos os dias (Mt. 6,6-13)
• Viver os mandamentos (Lc. 18,18-23)
• Seguir a Jesus (Jo. 14,15-17)
• Ler coisas boas (2Tim. 3,16)
• VOU ME CONFESSAR COM FREQUÊNCIA.
• Fugir do pecado (Mt. 26,41)


Dom Antonio Carlos Keller, Bispo de Frederico Westphalen - RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário