quarta-feira, 15 de junho de 2011

O Nosso Anjo da Guarda (I)


Uma Pequena Introdução à Devoção aos Santos Anjos

Assim fala o Senhor Deus:
“Eis que Eu envio o Meu Anjo à tua frente, para te proteger no caminho e para te conduzir ao lugar que preparei para ti. Estejas sempre atento à sua presença e escuta a sua voz. Não lhe desobedeças, porque não perdoará as tuas transgressões, pois nele está o Meu Nome. Mas se escutares a sua voz e se fizeres tudo o que Eu te disser, serei inimigo dos teus inimigos e perseguirei os que te perseguem. E o Meu Anjo caminhará à tua frente.” (Ex 23, 20-23).

Se Deus fala assim, trata-se então de uma verdade absoluta. Pois esta palavra é uma prova incontestável de que o Anjo é Sua criatura. Ele o criou e é o seu Senhor. Mas é também uma prova de que o homem é criatura de Deus, e de que Deus é o Senhor sobre Anjo, homem e todo outro ser criado.

É uma prova da Sua confiança no Anjo, a quem Ele deu o encargo de nos guardar, exortar e preparar o caminho, e a quem nos apresenta como representante da Sua autoridade, defendendo-o de nossa vontade própria, caso seja necessário.

É uma prova do Seu grande amor e solicitude para com o gênero humano, porque estas palavras não se dirigem apenas a um indivíduo, mas a cada ser humano e, em particular, a cada membro do povo de Deus (cf. leitura da missa da festa dos Anjos da Guarda, 2 de outubro).

É uma prova de que o Anjo é dotado de capacidades intelectuais e faculdades superiores. Com efeito, ele dispõe também de maiores poderes, porque Deus o colocou acima do homem e ordena ao homem que escute o Anjo, pois “nele está o Meu nome” (nele está a autoridade de Deus). É uma prova de que Deus relacionou Anjos e homens uns aos outros para lutarem juntos contra os Seus inimigos.

É uma prova da ajuda efetiva que os santos Anjos prestam em todos os âmbitos da vida humana, exortando, ensinando, cuidando dos homens e combatendo junto com eles.

Mas é também, para nossa felicidade, a prova de que o Deus Verdadeiro, Onipotente e Fiel, nos concederá a vitória, nos protegerá, nos fará justiça e nos acolherá nas moradas do céu, se lutarmos juntamente com os Anjos pelo Seu Reino. Para lá, os Anjos da Guarda hão de nos conduzir!

Se o Anjo é enviado por Deus ao homem, isto significa que ele já existia antes do homem. Ele é a primeira criatura de Deus, como podemos ver na Sagrada Escritura: “No princípio Deus criou o céu e a terra” (Gn 1,1).

Deus criou primeiro o céu, isto é, as criaturas espirituais com a sua morada, o céu espiritual e sobrenatural, (pois o firmamento terrestre, a que também chamamos “céu”, foi criado mais tarde, cf. Gn 1,8). Depois, Deus criou a terra, o mundo material e, por último, criou o homem. Assim, no início de toda a criação, está o Anjo, a primeira imagem de Deus, e, no fim da obra criadora, a outra imagem de Deus: o homem.

(Fonte: http://www.avidasacerdotal.com/)

Um comentário:

  1. Juliana, vim agradecer o seu comentário no meu blog Vandeanos da Fé. Acabei conhecendo esse seu outro blog que não estava adicionado na Irmandade dos Blogs Católicos. Mas já adicionei. Estou te seguindo. Parabéns pelo seu Blog.

    ResponderExcluir