sábado, 24 de março de 2012

Memorial das Donzelas Cristãs


Memorial das Donzelas Cristãs
e dum modo especial das Filhas de Maria

Será ele para ti, ó donzela, a lâmpada, que, ao principiar o dia, te alumiará para seguires até Deus, e a voz do anjo da guarda que à noite te dirá: "foste fiel, descansa em paz; Deus está contente contigo"; ou, talvez: "esqueceste os teus deveres, pede perdão a Deus, descansa ainda em paz e amanhã cumpre-os melhor".

I. Para com Deus
Orações

Não apressadas, mas com recolhimento e constantes.
Sossegadas, serenas, resignadas.
Simples, humildes, com confiança.
Sempre respeitosas e o mais possível afetuosas.

Submissão

Ao meu estado e ao meu dever, vêm de Deus e me são impostos por Deus; unem-me a Deus; desprezá-los é afastar-me do meu Deus.
Ao guia da minha alma, depois de muito bem escolhido e no que a ela respeita: tem a luz de Deus; vem-lhe de Deus a bondade; mandará em nome de Deus.
A meus pais: têm a autoridade de Deus.
Aos acontecimentos: são permitidos, preparados e enviados por Deus.

Trabalho

Começado com alegria.
Continuado constantemente.
Interrompido só por necessidade e logo recomeçado com resignação.

Descanso e cuidado do corpo
Sob a guarda de Deus.
Sob a vista de Deus.


II. Para com o próximo

Bom exemplo

Pelo meu porte modesto e simplicidade dos meus vestidos, limpos e graves, ao mesmo tempo que graciosos, próprios da minha idade e condição, mas nunca respirando qualquer imodéstia nem vaidade.
Por meus modos afáveis e delicados, mas sempre cautelosos e sempre preciosos.
Por minha fidelidade em cumprir o que me é ordenado por quem tem autoridade para isso.

Boas palavras

De zelo, sem afetação.
De incitamento á virtude e às obras de Deus.
De consolação.
De paz.
De alegria.
De amizade.
[E isto é possível quase todos os dias]

Boas obras

Serviços prestados: por minhas esmolas; por santas indústrias para fazer o bem, para levar os outros à frequência dos sacramentos; por minha influência, para desviar do vício e fazer praticar a virtude.
Mal reparado: Desculpando, justificando, protegendo, defendendo; ocultando faltas e esquecimentos, e, se for possível, reparando-os.
Alegrioas procuradas: ao espírito, por justas e santas consolações espirituais; ao coração, por um efetivo reconhecimento para com Deus; à alma, por uma palavra do céu.


III. Para com a minha alma
Coragem

Nas contrariedades e provações: nos desassossegos, doenças, insucessos, humilhações.
Nos aborrecimentos, que aparecem sem causa conhecida.
No mau humor, que nasce em mim, e que evitarei para não fazer sofrer os outros.
nas faltas cometidas, para me levantar e reparar depressa.
nas tentações, para as repelir energicamente, mas sem me perturbar.

Ordem e regularidade

Nas ocupações: cada uma à sua hora.
Nas distrações lícitas, para não gastar nelas demasiado tempo.
Nos objetos materiais que são do meu uso.

Alimentação

Pensamentos piedosos lidos, refletidos e algumas vezes escritos.
Leituras proveitosas, profundas, elevadas, excitando o amor do belo por excelência e do bem infinito: Deus.
Conversas sobre coisas santas, que reanimem, aumentem e renovem a piedade e o fervor.
Passeios que descansem o espírito, fortificando o corpo.


Fonte: Manual das Pias Uniões de Filhas de Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário